18 de ago. de 2010

IÊ 2010 - Encontro Internacional marca nova etapa da Filhos de Bimba Escola de Capoeira



UMA GRANDE CELEBRAÇÃO DA CAPOEIRA REGIONAL



No dia 15 de julho de 2008, a Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e registrada como Bem de Natureza Imaterial, confirmando sua importância como manifestação artística e cultural.
Por conta da relevância em se confirmar e também devido a preocupação com a solidificação dessa conquista, a Filhos de Bimba Escola de Capoeira idealizou e realizou o I Encontro Internacional de Capoeira Regional - IÊ 2010, entre os dias 12 a 15/08/2010 .
O evento teve como objetivo fomentar o acesso, reconhecimento e valorização da Capoeira Regional, como também através das manifestações culturais apresentadas nas oficinas de samba de roda, maculelê e puxada de rede. A partir das oficinas de Capoeira Regional e das outras manifestações culturais, deu-se a oportunidade de capoeiristas de diversos estilos de capoeira se familiarizarem com a metodologia de ensino da Capoeira Regional, como também conhecer outras culturas também de matriz afrobrasileira. Além de incentivar a baianos, turistas nacionais e internacionais a conhecerem e praticarem essas culturas, às vezes, esquecidas ou pouco vivenciadas.
O evento, também, proporcionou o encontro de alunos formados da Filhos de Bimba Escola de Capoeira que trabalham em outros estados brasileiros, como São Paulo e Santa Catarina, e países, como Itália, França, Croácia, Alemanha, Canadá, Inglaterra, Bélgica e Líbano.
Entre os dias 12 e 14 de agosto, quinta a sábado, ocorreram as oficinas, no Forte da Capoeira no Largo de Santo Antônio, no Barbalho. Elas foram ministradas por professores da Filhos de Bimba Escola de Capoeira - Febec, sob a supervisão de Mestre Nenel - presidente da Febec e filho do Mestre Bimba - criador da Capoeira Regional.
No último dia, domingo, houve a culminância do evento no Teatro Caetano Veloso da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, com a Formatura de dezoito alunos e a Certificação pela Especialização de dezessete professores da escola.
Sem dúvida, esses foram dias de muita festa e em que foi possível celebrar a Capoeira Regional e suas tradições, com muita diversão e conhecimento sobre a tão dinâmica e plural Cultura Brasileira.










Por: Luciana Sacramento Moreno Gonçalves

Paulo César da Silva Gonçalves

(*) Release atualizado

 









4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabéns, Professor Biaiá.

Agora se inicia uma nova etapa na sua jornada. Tenho orgulho de ter sido seu parceiro de Formatura e de termos cumprido juntos esse desafio. Agora, que venham os próximos. É só sucesso e vitória!

Forte abraço, Bira (BH).

quarta-feira, 18 de agosto de 2010 às 11:53:00 BRT
Renan Neres disse...

Maravilha de festa! Parabéns Profº pela suas realizações... acompanhei toda a batalha e sempre torci pra que desse certo no fim! Mas agora, siga o seu caminho, sempre nesse rumo: do sucesso! Abraços, Toru

quarta-feira, 18 de agosto de 2010 às 19:52:00 BRT
Unknown disse...

Professor Biaiá
Eu já sabia que aqueles anos que você só observava a Capoeira Regional serviriam para hoje; não só pra ser mais um membro da Filhos de Bimba, mas sim para ser um professor da Filhos de Bimba.
Como diz o Mestre: "Professor é aquele que ministra aula", e valeu cada segundo de observação. Você já era Regional antes mesmo de saber e hoje você concretizou mais um passo nessa árdua missão de manter um legado cultural e como disse o Mestre na minha formatura:"Não fique contente só com a formatura, agora é que a luta continua e a responsabilidade aumenta".
Obrigado por ter confiado no trabalho e ter acreditado na sua própria busca.

Parabéns!

do seu amigo e camarada
Professor Renato - Coca Cola

sábado, 21 de agosto de 2010 às 18:56:00 BRT

Postar um comentário