QUEM FOI MESTRE BIMBA ?
Manoel dos Reis Machado, nasceu em 23 de novembro de 1899, na freguesia de Brotas, Engenho Velho na cidade de Salvador, estado da Bahia. Filho de Luís Cândido Machado, e de Dona Maria Martinha do Bomfim. O seu nome de guerra “ Bimba’ surgiu de uma aposta entre a sua mãe e a parteira. Venceu a parteira pois o nenê tinha Bimba, referindo aos órgãos genitais masculino.
Mestre Bimba teve várias profissões mais se firmou como M. de Capoeira, nesta época os capoeiristas eram marginalizados, o delegado Pedro de Araújo Gordilho, o “Pedrito” foi por muito tempo o terror dos capoeiristas baianos, que passaram a esconder-se e a disfarçarem sua capoeira, que passou a ser encarada como folclore, o capoeiristas lutador, temido, leal, técnico, deu lugar a dançarinos capoeira de palco “pseudo angolas”, o que sobrou foram alguns golpes, não mais que 09 e a ginga.
Ao sentir a descaracterização da Capoeira, resolveu criar um método próprio fundindo-a com o Batuque (luta africana já em desuso), conhecido atualmente como Capoeira Regional.
No ano de 1932 fundou a 1a academia especializada, Clube de União em Apuros situada à rua do Bângala. Nessa época ensinava também em residências, na “Roça do Lobo”. Em 9 de junho de 1937, ele licencia a sua Escola pela Sec. de Educação Saúde e Assistência Pública, tornando – se assim a 1a academia de capoeira autorizada, nesta época ensinou também no quartel do CPOR. Instalou a sua 2a academia em 1942 na rua das Laranjeiras ( Francisco Muniz Barreto) no. 1 Centro imóvel alugado pertencente a Irmandade da Igreja São Domingos.
Em 23 de julho de 1953, quando o Presidente Getúlio Vargas assistia no Palácio da Aclamação, juntamente com o Dr. Régis Pacheco, então Governador da Bahia, uma apresentação da capoeira regional pelo Mestre Bimba. O Presidente afirmou que a capoeira era único esporte verdadeiramente nacional. Ele também ministrou o seu curso em colégios e quartéis do Exército e da Policia Militar.
Em 1968 comemorava os 50 anos da Capoeira Regional. O II Simpósio Brasileiro de Capoeira foi realizado no ano de 1968 Mestre Bimba compareceu ao evento e retornou antes de acabar decepcionado. O Presidente Médice o assistiu em Goiânia no ano de 1971 durante a Expo / Goiás. Em 1973 alegando falta de apoio, transferiu sua academia para Goiânia onde veio falecer vítima de Derrame Cerebral seguido de Parada Cardíaca (banzo) no dia 5 de Fevereiro de 1974. Seus restos mortais foi translado para Salvador em 1978, sendo depositado no dia 5 de Fevereiro de 1994 em Jazigo de n. 194 da 3a ordem do Carmo Centro Histórico.
0 comentários:
Postar um comentário