IÊ 2010 - Encontro Internacional marca nova etapa da Filhos de Bimba Escola de Capoeira
UMA GRANDE CELEBRAÇÃO DA CAPOEIRA REGIONAL
No dia 15 de julho de 2008, a Capoeira foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e registrada como Bem de Natureza Imaterial, confirmando sua importância como manifestação artística e cultural.
Por conta da relevância em se confirmar e também devido a preocupação com a solidificação dessa conquista, a Filhos de Bimba Escola de Capoeira idealizou e realizou o I Encontro Internacional de Capoeira Regional - IÊ 2010, entre os dias 12 a 15/08/2010 .
O evento teve como objetivo fomentar o acesso, reconhecimento e valorização da Capoeira Regional, como também através das manifestações culturais apresentadas nas oficinas de samba de roda, maculelê e puxada de rede. A partir das oficinas de Capoeira Regional e das outras manifestações culturais, deu-se a oportunidade de capoeiristas de diversos estilos de capoeira se familiarizarem com a metodologia de ensino da Capoeira Regional, como também conhecer outras culturas também de matriz afrobrasileira. Além de incentivar a baianos, turistas nacionais e internacionais a conhecerem e praticarem essas culturas, às vezes, esquecidas ou pouco vivenciadas.
O evento, também, proporcionou o encontro de alunos formados da Filhos de Bimba Escola de Capoeira que trabalham em outros estados brasileiros, como São Paulo e Santa Catarina, e países, como Itália, França, Croácia, Alemanha, Canadá, Inglaterra, Bélgica e Líbano.
Entre os dias 12 e 14 de agosto, quinta a sábado, ocorreram as oficinas, no Forte da Capoeira no Largo de Santo Antônio, no Barbalho. Elas foram ministradas por professores da Filhos de Bimba Escola de Capoeira - Febec, sob a supervisão de Mestre Nenel - presidente da Febec e filho do Mestre Bimba - criador da Capoeira Regional.
No último dia, domingo, houve a culminância do evento no Teatro Caetano Veloso da Universidade do Estado da Bahia –UNEB, com a Formatura de dezoito alunos e a Certificação pela Especialização de dezessete professores da escola.
Sem dúvida, esses foram dias de muita festa e em que foi possível celebrar a Capoeira Regional e suas tradições, com muita diversão e conhecimento sobre a tão dinâmica e plural Cultura Brasileira.
Por: Luciana Sacramento Moreno Gonçalves
Paulo César da Silva Gonçalves
(*) Release atualizado
4 comentários:
Parabéns, Professor Biaiá.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010 às 11:53:00 BRTAgora se inicia uma nova etapa na sua jornada. Tenho orgulho de ter sido seu parceiro de Formatura e de termos cumprido juntos esse desafio. Agora, que venham os próximos. É só sucesso e vitória!
Forte abraço, Bira (BH).
Maravilha de festa! Parabéns Profº pela suas realizações... acompanhei toda a batalha e sempre torci pra que desse certo no fim! Mas agora, siga o seu caminho, sempre nesse rumo: do sucesso! Abraços, Toru
quarta-feira, 18 de agosto de 2010 às 19:52:00 BRTProfessor Biaiá
sábado, 21 de agosto de 2010 às 18:56:00 BRTEu já sabia que aqueles anos que você só observava a Capoeira Regional serviriam para hoje; não só pra ser mais um membro da Filhos de Bimba, mas sim para ser um professor da Filhos de Bimba.
Como diz o Mestre: "Professor é aquele que ministra aula", e valeu cada segundo de observação. Você já era Regional antes mesmo de saber e hoje você concretizou mais um passo nessa árdua missão de manter um legado cultural e como disse o Mestre na minha formatura:"Não fique contente só com a formatura, agora é que a luta continua e a responsabilidade aumenta".
Obrigado por ter confiado no trabalho e ter acreditado na sua própria busca.
Parabéns!
do seu amigo e camarada
Professor Renato - Coca Cola
Postar um comentário